O que vestir!

No verão, faz muito calor na Ilha do Mel. Mas, à noite sempre tem um friozinho. Quando vier para a Ilha, traga, além das roupas de banho, toalha e chinelos, roupas leves (camisetas, shorts, bermudas, vestidos de verão) e um tênis para as caminhadas. Não se esqueça de trazer também uma jaqueta ou moleton mais quente um pouco.
Não traga sapatos de salto alto. Você terá muita dificuldade para andar com eles na areia das trilhas. Não precisa guarda-chuva. A chuva da Ilha é uma delícia.
Venha bem a vontade, ao natural, para seu encontro com a natureza.
 
 
Como Transportar!
 
Quando você vier a Ilha do mel, lembre-se que aqui não há estradas, ruas ou carros. Todos andam a pé por caminhos, trilhas de areia pelo meio da natureza e entre as casas.
Isso pode trazer algum problema para você transportar sua bagagem. Você pode, é claro, alugar um carrinho no trapiche de chegada.
Mas se quiser transportar você mesmo suas coisas, evite trazer malas, sacolas, bolsas e caixas. Carregar essas coisas na areia fofa das trilhas, dependendo da distância e do peso, pode ser uma experiência bem desagradável.
Prefira uma mochila de boa qualidade, grande e confortável, para transportar seus objetos de uso pessoal. Para os passeios, também é muito aconselhável uma mochila menor, para levar água e suas coisas.
Para ir a praia, uma sacola de praia resolve bem o problema de transporte. Não exagere nas quantidade de coisas que você vai trazer. A ilha hoje já possui armazéns e mercadinhos onde o básico da alimentação e da higiene pessoal podem ser adquiridos, além de uma boa rede de pousadas, campings e restaurantes.
Tenha um bom tempo de estadia entre nós!!!
 
O que trazer para a ilha!
 
 
Pelas próprias particularidades de acesso, locomoção e acomodações, é sempre bom refletir sobre o que trazer para a Ilha do Mel quando você vier para cá. Muita gente acaba trazendo um monte de coisas inúteis e esquecendo o essencial. Então, vamos pensar um pouco juntos sobre o que é  indispensável para trazer para a Ilha:
Em primeiro lugar, suas roupas e objetos de uso pessoal e toalete. A Ilha possui vários lugares onde você pode comprar o básico para toalete (sabonetes, shampoo, escova e pasta de dente e desodorante), mas você deve trazer o restante. Protetor solar é indispensável (pelo menos fps 30 para os primeiros dias). Loção pós-sol e hidratantes são convenientes. Você também pode trazer calamina e/ou andolba para aliviar o ardido das queimaduras de sol. Não se auto-medique. A Ilha tem dois Postos de Saúde, um nas Encantadas e outro na Nova Brasília, que funcionam durante toda a temporada de verão e podem fazer os primeiros atendimentos e providenciar encaminhamentos para hospitais em Pontal do Sul e Paranaguá, se for o caso. Repelente de insetos, principalmente se você tiver sensibilidade, é fundamental.
Alguns acessórios de uso pessoal são importantes, como bonés, chapéus e óculos escuros. Se você gosta de ficar na areia da praia, traga um guarda-sol. Não se esqueça de chinelos e de um tênis para caminhada.
Traga sua máquina fotográfica ou filmadora e um bom estoque de pilhas, se você usar pilhas ou baterias descartáveis. Não jogue pilhas ou baterias no mato. Coloque-as nas lixeiras de coleta seletiva. Um lanterna com seu estoque de pilhas é importante. A Ilha praticamente não tem iluminação pública e em noites sem lua e de céu fechado, uma lanterna faz toda diferença.
Se você gosta de esportes de praia e de verão, dá para praticar quase todos na Ilha, desde asa-delta até frescobol. Mas você deve trazer seus equipamentos. Pesca, só de vara ou linha de mão. Pesca submarina, só com autorização do IBAMA.
Para quem gosta de sossego, um bom livro pode fazer toda diferença. Mas se você gosta de agito, não se preocupe. Há vários bares e restaurantes com música e dança ao vivo.
Lembre-se: Na Ilha só se deixam saudades e dela se leva tudo o que se trouxe. O problema de lixo é crucial na Ilha do Mel. Não jogue lixo no mato, procure uma lixeira ou, melhor ainda, leve seu lixo de volta para o continente.
Não cace animais silvestres. Agora é que eles estão voltando a se reproduzir e alegrar a Ilha. Não arranque plantas e flores. Elas não vão crescer fora da Ilha e o ecossistema aqui é frágil e delicado. Fotografe e dê uma lembrança para um número muito maior de pessoas.
Novas trilhas são um dano terrível para o ecossistema. Elas levam vinte, trinta anos para recuperar a vegetação. Ande apenas nos caminhos já existentes. Nós queremos que nossos netos também se apaixonem por este lugar maravilhoso.
Não traga nada supérfluo e não deixe de trazer o que é realmente importante: sua presença e sua amizade!!!
 
ATENÇÃO!!!
Embora eles sejam adoráveis e praticamente façam parte da família, NÃO É PERMITIDO TRAZER ANIMAIS DOMÉSTICOS PARA A ILHA DO MEL. Por mais cuidados que você possa ter com seu bichinho, a Ilha é uma Unidade de Conservação Ambiental e a presença de animais, mesmo os domésticos, que não sejam os nativos daqui, traz problemas sérios ao equilíbrio do ecossistema local.
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2013 - Ilha do Mel - Todos os Direitos Reservados.                                                                                                                            Desenvolvido por Centro Sul Informática